domingo, 3 de junho de 2012

Variáveis locais e globais


Na linguagem de programação C as variáveis podem ter três visibilidades diferentes, de acordo com o local de sua declaração (PEREIRA, 2003, pg 61):

-          Variáveis globais: podem ser acessadas de qualquer ponto do programa. As variáveis globais são declaradas no corpo do programa e não de funções.

-          Variáveis locais: são declaradas no interior de uma função ou bloco de código (como um laço de repetição) e somente dentro deste trecho podem ser acessadas. Quando a função que criou uma variável local ou o bloco em que ela está inserida termina sua execução a memória alocada para esta variável é liberada.

-          Parâmetro formal de uma função: a linguagem C permite a declaração de variáveis nos parâmetros formais de uma função. Estas variáveis constituem um tipo especial de variáveis locais, pois são visíveis no interior da função e são acessíveis em qualquer ponto do programa (pela chamada da função).



Fonte:
Duarte, Rafael Lindemann. SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE IRRIGAÇÃO. São José: UNIVALI, 2006. (TCC Ciência da Computação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário